Home / Berçário ll

Berçário ll

BERÇÁRIO II – 1 à 2 anosIMG-20141114-WA0000

Nessa fase, visamos o desenvolvimento da criança nos principais conceitos básicos do esquema corporal, da orientação espacial, da organização temporal, do ritmo, da coordenação viso-motor, além de buscar o desenvolvimento da linguagem como forma de comunicação.

 

Quadro Curricular

  • Formação pessoal e social

O âmbito de experiência de Formação Pessoal e Social favorece prioritariamente os processo de construção da identidade e autonomia das crianças, essa formação se dá através das atividades permanentes nos diferentes momentos da rotina, através da relação positiva entre adulto e crianças, a organização do espaço, materiais e propostas de atividades. Brincar também é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e autonomia.

  • Movimento (Capoeira)

As crianças de 0 à 3 anos estão em pleno desenvolvimento motor. No primeiro ano de vida, predominam as capacidades expressivas do movimento, pois são as emoções o canal privilegiado de interação do bebê com o adulto e mesmo com outras crianças. Essas conquistas antecedem e preparam o aprendizado da locomoção, nossas aulas de capoeira traz muita cultura, e de fácil movimento, possibilita as crianças, equilíbrio, coordenação motora, lateralidade e mobilidade, estimulando ainda mais a criança nessa fase.

IMG-20150226-WA0031

  • Linguagem

A aprendizagem da fala se dá de forma privilegiada por meio das interações que a criança estabelece desde que nasce. As diversas situações cotidianas nas quais os adultos falam com a criança ou perto dela configuram uma situação rica que permite a criança conhecer e apropriar-se do universo discursivo e dos diversos contextos no qual a linguagem oral é produzida. Nessas interações, é importante que o adulto utilize a sua fala de forma clara, sem infantilizações e sem imitar o jeito da criança falar. O ambiente alfabetizador também favorecerá o aluno nas próximas fases, o contato com livros e revistas é muito importante, tanto para a percepção visual quanto para a motricidade fina.

  • Música 

O ambiente sonoro e a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês e as crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras, capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas; nas mais diversas situações: festas, rituais religiosos, manifestações políticas, na afetividade entre a mãe e o bebê na hora de dormir, nas brincadeiras de rodas, na arte etc. Portanto, em nossa escola a música tem um lugar de destaque no dia-a-dia.

  • Arte

Nossas aulas de arte é estruturada para que as crianças possam manusear diferentes materiais, perceber marcas, gestos e texturas, explorar o espaço físico e construir objetos variados, que permitam a liberdade do gesto solto, do movimento amplo e que favoreçam um trabalho de exploração da dimensão espacial, tão necessária às crianças desta faixa etária.

 

Top