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Infantil l

Infantil 1 – 3 à 4 anos

Nessa fase, os objetivos são estabelecidos para que as crianças sejam capazes de: 

  • ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança, identificando cada vez mais sua limitações e possibilidades, e agindo de acordo com elas;
  • identificar e enfretar situações de conflitos, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e adultos e exigindo reciprocidade;
  • valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração e compartilhando suas vivências;
  • brincar;
  • adotar hábitos de autocuidado, valorizando as atitudes relacionadas com a higiene, alimentação, conforto, segurança, proteção do corpo e cuidados com a aparência;
  • identificar e compreender a sua pertinência aos diversos grupos dos quais participam, respeitando suas regras básicas de convívio social e diversidade que os compõe.

Quadro Curricular

  • Movimento (Ballet  e Capoeira)IMG-20151019-WA0015

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da 

cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem,

adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e

apropria -se cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo.

Dos 3 à 4 anos os gestos simbólicos, tanto aqueles ligados ao

faz-de-conta quanto os que possuem uma funçao indicativa, como apontar,

dar tchau etc, pode-se observar situações em que as crianças revivem uma cena recorrendo somente aos seus gestos, por exemplo, quando, colocando os braços na posição de ninar, os balançam, fazendo de conta que estão embalando uma boneca, nesse tipo de situação, a imitação desempenha um importante papel, essas conquistas antecedem e preparam o aprendizado. As nossas de capoeira trazem muita cultura, e de fácil movimento, possibilita as crianças, equilíbrio, coordenação motora, lateralidade e mobilidade, estimulando ainda mais a criança nessa fase.

As aulas de Ballet proporcionam as alunas um completo conhecimento do seu corpo, ajudando a desenvolver seus aspectos motores, cognitivos e sociais. Na parte artística é trabalhado a postura, musicalidade, alongamento, participação e atenção no desenvolvimento dos exercícios. É uma atividade que ajuda na formação educacional e social.

  • Linguagem

A aprendizagem da fala se dá de forma privilegiada por meio das interações que a criança estabelece desde que nasce. As diversas situações cotidianas nas quais os adultos falam com a criança ou perto dela configuram uma situação rica que permite a criança conhecer e apropriar-se do universo discursivo e dos diversos contextos no qual a linguagem oral é produzida. Nessas interações, é importante que o adulto utilize a sua fala de forma clara, sem infantilizações e sem imitar o jeito da criança falar. O ambiente alfabetizador também favorecerá o aluno nas próximas fases, o contato com livros e revistas é muito importante, tanto para a percepção visual quanto para a motricidade fina.

  • Música 

O ambiente sonoro e a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês e as crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras, capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas; nas mais diversas situações: festas, rituais religiosos, manifestações políticas, na afetividade entre a mãe e o bebê na hora de dormir, nas brincadeiras de rodas, na arte etc. Em nossa escola a música tem um lugar de destaque no dia-a-dia, em nossas aulas a professora trabalha com persepções dos sons, com o manuseio dos instrumentos, apresenta variedades de instrumentos, ritmo e coordenação motora.

  • Arte

Nossas aulas de arte é estruturada para que as crianças possam manusear diferentes materiais, perceber marcas, gestos e texturas, explorar o espaço físico e construir objetos variados, que permitam a liberdade do gesto solto, do movimento amplo e que favoreçam um trabalho de exploração da dimensão espacial, tão necessária às crianças desta faixa etária.

  • Matemática

As crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e a estabelecer as primeiras aproximações com a ele, as siutações cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para a especificidade das idéias matemáticas. Na sala de aula os números estão presentes em brinquedos, no calendário, nos murais, no faz de conta, nas cantigas infantis, essas formas de aproximação com a sequência numérica que envolvem a contagem de números o excelentes nessa fase.

  • Natureza e sociedade

A observação e a exploração do meio constituem duas das principais possibilidades de aprendizagem das crianças desta faixa etária. É dessa forma que poderão, gradualmente, construir as primeiras noções a respeito das pessoas, do seu grupo social e das relações humanas.

As crianças precisam ter contato comos pequenos animais, como formigas, tatu-bolas, peixes, tartarugas, passarinhos, etc.. (com supervisão de um adulto), para proporcionar a troca de ideias sobre o cuidado e a criação, devem também ser estimuladas a cuidar de plantas e acompanhar seu crescimento, propiciando às crianças a participação dos cuidados que exigem, como regar e verificar a presença de pragas. O contato com a natureza trará experiências necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

 
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