Home / Infantil ll

Infantil ll

Infantil 2 – 4 à 5 anos

Nessa fase, os objetivos são estabelecidos para que as crianças sejam capazes de: 

  • Expressão, manifestação e controle progressivo de suas necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas.
  • Iniciativa para resolver pequenos problemas do cotidiano, pedindo ajuda se necessário.
  • Identificação progressiva de algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais convive no seu cotidiano em situações de interação.
  • Participação em situações de brincadeiras nas quais as crianças escolham os parceiros, os objetos, os temas, o espaço e os personagens.
  • Participação de meninos e meninas igualmente em brincadeiras de futebol, casinha, pular corda etc.
  • Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.
  • Participação na realização de pequenas tarefas do cotidiano que envolvam ações de cooperação, solidariedade e ajuda na relação com os outros.
  • Respeito às características pessoais relacionadas ao gênero, etnia, peso, estatura, etc.
  • Valorização da limpeza e aparência pessoal.
  • Respeito e valorização da cultura de seu grupo de origem e de outros grupos.
  • Conhecimento, respeito e utilização de algumas regras elementares de convívio social.
  • Participação em situações que envolvam a combinação de algumas regras de convivência em grupo e aquelas referentes ao uso dos materiais e do espaço, quando isso for pertinente.
  • Valorização dos cuidados com os materiais de uso individual e coletivo.
  • Procedimentos relacionados à alimentação e a higiene das mãos, cuidado e limpeza pessoal das várias partes do corpo.
  • Utilização adequada dos sanitários.
  • Identificação de situações de risco no seu ambiente mais próximo.
  • Procedimentos básicos de prevenção a acidentes e autocuidado.

Quadro Curricular

  • Movimento (Ballet e Capoeira)

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. As crianças se movimentam desde que nascem, adquirindo cada vez maior controle sobre seu próprio corpo e se apropriando cada vez mais das possibilidades de interação com o mundo.

As aulas de capoeira trazem muita cultura, e de fácil movimento, possibilita as crianças, equilíbrio, coordenação motora, lateralidade e mobilidade, estimulando ainda mais a criança nessa fase.

As aulas de Ballet proporcionam as alunas um completo conhecimento do seu corpo, ajudando a desenvolver seus aspectos motores, cognitivos e sociais. Na parte artística é trabalhado a postura, musicalidade, alongamento, participação e atenção no desenvolvimento dos exercícios. É uma atividade que ajuda na formação educacional e social.

  • Linguagem

A aprendizagem da fala se dá de forma privilegiada por meio das interações que a criança estabelece desde que nasce. As diversas situações cotidianas nas quais os adultos falam com a criança ou perto dela confuiguram uma situação rica que permite a criança conhecer e apropriar-se do universo discursivo e dos diversos contextos no qual a linguagem oral é produzida. Nessas interações, é importante que o adulto utilize a sua fala de forma clara, sem infantilizações e sem imitar o jeito da criança falar. O ambiente alfabetizador também favorecerá o aluno nas próximas fases, o contato com livros e revistas é muito importante, tanto para a percepção visual quanto para a motricidade fina.

  • Música 

O ambiente sonoro e a presença da música em diferentes e variadas situações do cotidiano fazem com que os bebês e as crianças iniciem seu processo de musicalização de forma intuitiva. A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras, capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas; nas mais diversas situações: festas, rituais religiosos, manifestações políticas, na afetividade entre a mãe e o bebê na hora de dormir, nas brincadeiras de rodas, na arte etc. Em nossa escola a música tem um lugar de destaque no dia-a-dia, em nossas aulas a professora trabalha com persepções dos sons, com o manuseio dos instrumentos, apresenta variedades de instrumentos, ritmo e coordenação motora.

  • Arte

Nossas aulas de arte é estruturada para que as crianças possam manusear diferentes materiais, perceber marcas, gestos e texturas, explorar o espaço físico e construir objetos variados, que permitam a liberdade do gesto solto, do movimento amplo e que favoreçam um trabalho de exploração da dimensão espacial, tão necessária às crianças desta faixa etária.

  • Matemática

As crianças pequenas estão começando a conhecer o mundo e a estabelecer as primeiras aproximações com a ele, as siutaçoes cotidianas oferecem oportunidades privilegiadas para a especificidade das idéias matemáticas. Na sala de aula os números estão presentes em brinquedos, no calendário, nos murais, no faz de conta, nas cantigas infantis, essas formas de aproximação com a sequencia numérica que envolvem a contagem de números o excelentes nessa fase.

  • Natureza e sociedade

A observação e a exploração do meio constituem duas das principais possibilidades de aprendizagem das crianças desta faixa etária. É dessa forma que poderão, gradualmente, construir as primeiras noções a respeito das pessoas, do seu grupo social e das relações humanas.

As crianças precisam ter contato comos pequenos animais, como formigas, tatu-bolas, peixes, tartarugas, passarinhos, etc.. (com supervisão de um adulto), para proporcionar a troca de ideias sobre o cuidado e a criação, devem também ser estimuladas a cuidar de plantas e acompanhar seu crescimento, propiciando às crianças a participação dos cuidados que exigem, como regar e verificar a presença de pragas. O contato com a natureza trará experiências necessárias para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças.

 
Top